quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quem mexeu no meu queijo?


Livro: Quem mexeu no meu queijo?, escrito por Spencer Johnson, M. D.


Li dia 08.09 na aula de Teoria e Prática da Leitura através de uma dinâmica de leitura colaborativa e adorei e indico.

O livro conta a história de dois ratos (Sniff e Scurry) e dois duendes (Hem e Haw), que entram no labirinto em busca de queijo, só que entre esses dois grupos existem algumas diferenças que fazem com que alguns obtenham sucesso e outros não.


Segundo a Wikipédia (2009),


Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo. Ao encontrá-lo, todos ficam felizes e imaginam o que farão com tanto queijo. No entanto, os personagens esquecem de que, à medida em que fazem uso do queijo, este vai acabando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente - da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade. O livro passa, então,a mostrar o que cada personagem está disposto a fazer (ou a não fazer!) para obter mais queijo.


O significado do livro - O queijo simboliza, na verdade, aquilo que cada um de nós almeja possuir, seja na vida pessoal ou no trabalho: saúde, prosperidade, conforto, etc. No entanto, a busca pelo que se quer nem sempre é fácil. Às vezes, nos deparamos com situações ótimas, que nos proporcionam alegria e satisfação pessoal; em outras, nos vemos em "becos sem saída". A parábola mostra, então, que a vida não é necessariamente um caminho livre de empecilhos mas, sim, uma caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades.




Compreendi que os ratos eram os espertos e os duendes os sábios.


Não vou contar o resto da história e espero que vocês possam ler o livro:


Disponível em : http://confiar.atspace.com/Quem_mexeu_no_meu_queijo.pdf


Ou assistir ao filme:


Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4882765731044726229#

2 comentários:

  1. Eu já li esse livro há algum tempo, acho que uns 2 anos. E é realmente muito bom. Faz a gente enxergar que uma pequena mudança na atitude pode fazer uma grande diferença :D

    ResponderExcluir
  2. Ah, e fiquei feliz que te inspirei com meu primeiro post! :D

    ResponderExcluir